Oferta Formativa

LICENCIATURAS

Enfermagem Veterinária

Engenharia Agronómica

Engenharia Alimentar

Engenharia Zootécnica

O que são?

No ensino superior politécnico, o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado corresponde ao 1.º grau de formação superior e tem uma duração de seis semestres, que equivalem a 180 ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) ou, excecionalmente, sete ou oito semestres, que equivalem a 240 créditos ECTS.
O grau de licenciado é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de licenciatura, tenham obtido o número de créditos fixado.
O ingresso nos cursos de licenciatura no Politécnico de Viseu pressupõe que os candidatos reúnam os requisitos gerais de acesso ao ensino superior público pelas diferentes vias: concurso nacional, concursos especiais, regimes especiais, mudança de par instituição/curso e reingresso.

Formas de Acesso

A DGES (Direção Geral do Ensino Superior) disponibiliza um diagrama sumário das formas de acesso ao ensino superior português.

Consulta aqui

Tens igualmente disponível na página Candidaturas e Resultados as formas de acesso aos cursos técnicos, os cursos de 1º ciclo e 2º Ciclo. 

Concurso Nacional de Acesso (CNA)

Concurso realizado anualmente para titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

As candidaturas através do Concurso Nacional de Acesso são feitas no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Este concurso realiza-se no final do ano letivo nos termos do calendário anualmente aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Requisitos

  • Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos;
  • Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.

Os candidatos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior que pretendem apresentar a sua candidatura na área de Viseu podem dirigir-se ao Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) sito no Instituto Politécnico de Viseu.

+INFO

 

CURSO PROVAS DE INGRESSO
Enfermagem Veterinária Biologia e Geologia (02) ou Biologia e Geologia (02) + Física e Química (07) ou Biologia e Geologia (02) + Matemática (16)
Engenharia Agronómica Física e Química (07) + Matemática (16) ou Biologia e Geologia (02) + Matemática (16)
Engenharia Alimentar Matemática (16) e Física e Química (07) ou Matemática (16) e Biologia e Geologia (702)
Engenharia Zootécnica Física e Química(07) e Matemática(16) ou Biologia e Geologia(02) e Matemática(16)
Taxas e Propinas
TAXAS e PROPINAS VALOR
Taxa de candidatura 25 EUR
Taxa de inscrição/matrícula (p/ ano letivo) 20 EUR
Seguro Escolar (anual) 4,36 EUR
Propina/Edição
Estudante a tempo integral 650 EUR
Estudante Internacional a tempo integral 900 EUR

Carta de aceitação (para Estudantes Internacionais que a solicitem) 

10 EUR

Modalidades de pagamento da propina 

o pagamento da propina por ano letivo pode ser efetuado na totalidade, no ato da matrícula e inscrição, ou em 10 prestações. 

 

Tens questões? Fala com os nossos Serviços Académicos.

14 + 13 =

Pin It on Pinterest