Oferta Formativa

CTeSP

Sobre

Condições de Acesso

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são uma nova oferta formativa ministrada no âmbito do ensino superior Politécnico com 120 ECTS e a duração de quatro semestres letivos. Estes ciclos de estudos têm componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se realiza através de um estágio no final do curso, e pretendem estabelecer uma ponte entre os mundos académico e empresarial.

Conferem um Diploma de Técnico Superior Profissional, de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida, e permitem aos alunos o acesso direto, através de um concurso especial, a licenciaturas na mesma área de estudo e instituição onde concluiu o curso.

1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESAV todos os que estiverem nas condições definidas no artigo 40º-E do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, designadamente:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis nºs 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de Setembro.

2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Candidatura

Ação Social

A candidatura a um CTeSP é feita pelos interessados, mediante preenchimento de impresso próprio nos prazos definidos no edital.
Os estudantes inscritos nos CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta (bolsas de estudo, alojamento, alimentação), nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.

Licenciaturas

Sobre

No ensino superior politécnico, o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado corresponde ao 1.º grau de formação superior e tem uma duração de seis semestres, que equivalem a 180 ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) ou, excecionalmente, sete ou oito semestres, que equivalem a 240 créditos ECTS.

O grau de licenciado é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de licenciatura, tenham obtido o número de créditos fixado.

O ingresso nos cursos de licenciatura no Politécnico de Viseu pressupõe que os candidatos reúnam os requisitos gerais de acesso ao ensino superior público pelas diferentes vias: concurso nacional, concursos especiais, regimes especiais, mudança de par instituição/curso e reingresso.

Mestrados

Sobre

De acordo com o n.º 1 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes.

O grau de mestre é conferido numa especialidade, podendo, quando necessário, as especialidades ser desdobradas em áreas de especialização.

No ensino politécnico, os mestrados asseguram predominantemente a aquisição de uma especialização de natureza profissional,com uma forte componente de formação científica que visa o desenvolvimento de uma visão crítica e a aquisição de competências profissionais, com maior autonomia, através da investigação a realizar.

Pós-Graduações

Sobre

Condições de Acesso

A pós-graduação é um curso de especialização a que se acede depois de uma primeira «graduação», por norma a licenciatura, ministrado em estabelecimento de ensino superior, no âmbito da sua vocação formativa e projeto educativo, com uma forte componente prática e de investigação, mas não conferindo qualquer grau.

As pós-graduações destinam-se a profissionais que tenham gosto pela aprendizagem e a preocupação de atualizar competências e conhecimentos numa determinada área, adquirindo ferramentas práticas de ação que respondam às necessidades atuais do mercado de trabalho.

O processo de candidatura deverá ser realizado, com a entrega da documentação exigida e dentro dos prazos estabelecidos, nos Serviços Académicos da ESAV ou por correio, para:

Candidatura

Matrículas

Documentação e pagamentos exigidos:

  • Boletim de candidatura (disponibilizado nos Serviços Académicos da ESAV ou no sítio da pós-graduação em documentos para matrícula);
  • Cópias do Bilhete de Identidade e do Número de Identificação Fiscal ou do Cartão de Cidadão;
  • Carta de justificação da candidatura (máximo de 1 página);
  • Curriculum Vitae, de acordo com a alínea c) do n.º 2 do Artigo 10.º do Regulamento da Pós-graduação respetiva;
  • Certificados comprovativos das habilitações académicas (a apresentação de certificados de habilitações é dispensada no caso do título académico ter sido emitido pela ESAV, conforme disposto no art.º 9.º do Regulamento Geral de Mestrados e Pós-graduações da ESAV e no art.º 10.º do Regulamento da Pós-graduação respetiva).
  • Pagamento da taxa de candidatura respetiva.

O processo de matrícula deverá ser realizado, com a entrega da documentação exigida e dentro dos prazos estabelecidos, nos Serviços Académicos da ESAV.

Documentação e pagamentos exigidos no processo:

  • Boletim de inscrição (disponibilizado nos Serviços Académicos da ESAV ou no sítio internet da ESAV – Serviços Académicos);
  • 2 fotografias tipo passe;
  • Pagamento da taxa de matrícula respetiva;
  • Pagamento da primeira prestação da propina.

Pin It on Pinterest