Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia

 

Designação:
Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia

Área de formação:
Ciências Veterinárias

Grau conferido:
Pós-Graduação / Mestrado

Duração:
2 anos letivos / 4 semestres

Departamento:
Departamento de Zootecnia, Engenharia Rural e Veterinária (DZERV)

Diretor de curso:
Helena Maria Vala Correia

Regime letivo:
Diurno

Nº de ECTS para obtenção do grau:
120 ECTS

Área cientifica predominante
Ciências Veterinárias

Provas de ingresso:
Candidatura local

Código do estabelecimento / curso:
3185 / M547

Pré-requisitos:
Sem pré-requisitos.

Outras informações:

Empregabilidade
Informação estatística: DGEEC

Avaliação/Acreditação do Curso pela A3ES


Decisão e data da publicitação:

Acreditado (4 anos) | 27-07-2017

Mais informação: consultar deliberação da A3ES

Relatório anual no âmbito do SIGQ:

Relatório Curso 2019-2020

Relatório Autovaliação
Relatório

Apresentação

Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia, grau conjunto dos Institutos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Viana do Castelo e Viseu.

Este mestrado possibilita uma formação profissionalizante de elevada qualidade a recém-licenciados ou profissionais da área da Ciências Veterinárias, permitindo desenvolver e consolidar competências exigidas ao nível do 2º ciclo de Bolonha, atento às exigências do mercado de trabalho, num enquadramento de aprendizagem ao longo da vida.

O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Enfermagem Veterinária de Animais de Companhia emerge da adoção do novo modelo de formação e do aprofundamento dum perfil profissional pelo mercado empregador e traduz a inovação e o aperfeiçoamento pedagógico conseguidos não só pela formação académica, ao nível de doutoramento, dos docentes envolvidos nesta proposta de mestrado, mas também pela multidisciplinaridade dessa sua formação, pela sua experiência em atividades de formação pós graduada e de investigação científica, pela sua experiência de participação em projetos realizados em colaboração com empresas e outras entidades/instituições de saúde e sociais, públicas e privadas.

As instituições envolvidas neste Mestrado têm, simultaneamente, em diferentes âmbitos, prestado à comunidade serviços de transferência de tecnologia, de formação e de consultadoria, bem como participado em projetos nacionais e internacionais de investigação e desenvolvimento. O franco crescimentos dos Mestrados nestas Instituições são prova disso, e as licenciaturas em Enfermagem Veterinária não podem ser exceção. Para além de mestrados especializados em áreas mais procuradas perfilam-se já também pós graduações, de menor duração e com maior grau de especialização. O perfil profissionalizante e novas áreas de atividade que emergem do desenvolvimento da Saúde Animal e das preocupações com o Bem-Estar justificam e complementam esta atitude proactiva de novos conhecimentos e novas formações em Ciências Veterinárias.

O grau de Mestre será conferido aos formandos que obtenham aprovação nas unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso e no acto público de defesa do Projecto, perfazendo um total de 120 créditos.

Aos formandos que tenham aprovação à parte escolar do mestrado, num total de 60 créditos, é conferido um Diploma de Especialização Pós-Graduada.

Atribuição de grau de Mestre

Regulamento

Consulta aqui o regulamento

Objetivos e competências
  • O Mestrado em Enfermagem Veterinária de Animais de Companhia pretende formar profissionais com capacidade de investigação, autonomia e espírito crítico na área da enfermagem veterinária e capazes de aplicar técnicas hospitalares modernas e eficazes. O objetivo será a aquisição de competências por parte dos estudantes que permitam conduzir à melhoria da qualidade nos diversos sectores laborais, clínicas e hospitalares, designadamente em áreas de imunologia, anestesiologia, nutrição e dietética em pequenos animais, técnicas de reabilitação física, bem como competências em animais exóticos, uma área inovadora e em desenvolvimento das Ciências Veterinárias.
  • A intervenção será eficazmente complementada com as capacidades que desenvolveram ao longo da formação: de comunicar, de trabalhar em grupo com equipas multidisciplinares, ser capaz de aprender por si próprio reconhecendo a importância da formação ao longo da vida e o empreendedorismo.
Plano de formação - 1º Ano
Unidade curricular Área científica Duração Horas de trabalho Horas de contacto ECTS
1º semestre
Biotecnologia Animal Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-20; PL-10; OT-20 6
Imunologia e Profilaxia Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-30; OT-20 6
Tecnologias em Reprodução Animal Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-30; OT-20 6
Análises e Técnicas Laboratoriais Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-20; PL-10; OT-20 6
Métodos e Técnicas de Investigação Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-30; OT-20 6
2º semestre
Monitorização Anestésica Intensiva Ciências Veterinárias Semestral 100 TP-13; PL-8; OT-12 4
Nutrição e Dietética em Pequenos Animais Ciências Veterinárias Semestral 100 TP-15; OT-20 4
Saúde Oral Ciências Veterinárias Semestral 125 TP-15; PL-10; OT-20 5
Técnicas Hospitalares Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-23; OT-25 6
Técnicas de Enfermagem em Animais Exóticos Ciências Veterinárias Semestral 125 TP-15; PL-6; OT-20 5
Técnicas de Reabilitação Física Ciências Veterinárias Semestral 150 TP-23; OT-25 6

T- Teórica; TP- Teórico-Prática; PL- Prática Laboratorial; S- Seminários; E- Estágios; TU- Tutoriais; OT – Orientação tutorial; O- Outras (Avaliações); ECTS – European Credit Transfer and Accumulation System.

Plano de formação - 2º Ano
Unidade curricular Área científica Duração Horas de trabalho Horas de contacto ECTS
1º semestre
Projeto Ciências Veterinárias Anual 1629  OT-304 60

T- Teórica; TP- Teórico-Prática; PL- Prática Laboratorial; S- Seminários; E- Estágios; TU- Tutoriais; OT – Orientação tutorial; O- Outras (Avaliações); ECTS – European Credit Transfer and Accumulation System.

Pin It on Pinterest