ESEN traz ao IPV delegação e Projeto ERASMUS+
que pretende fomentar valores universais entre os jovens

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolheu, na passada semana, um grupo de professores e alunos de quatro países, enquadrado nas parcerias que a Escola Secundária Emídio Navarro (ESEN) tem com escolas europeias no âmbito dos projetos ERASMUS +. Neste caso a visita aconteceu enquadrada no projeto “Values We Share, What’s Your Learning Style?, envolvendo docentes e alunos com idades entre os 12 e os 14 anos, oriundos da Polónia, Roménia, Turquia e Portugal.

O objetivo do projeto apresentado é “ensinar” valores através do desenvolvimento de diversas atividades no âmbito das inteligências múltiplas”, pois cada um é único e aprende de maneira diferente. “Values We Share, What’s Your Learning Style?” pretende ser um instrumento para “fazer face a certos problemas criados com o desenvolvimento tecnológico” e em que os indivíduos se tornam “mais dependentes da tecnologia e as suas competências sociais diminuem”, sendo que “a situação nas escolas não é muito diferente. A televisão, os jogos de computador, os telemóveis têm sido o ambiente social dos alunos. Estes habituam-se ao conceito de solidão no dia a dia e pensam que algumas situações negativas, como mentir, ser desrespeitoso, insultar etc., que vêem nos meios de comunicação ou nas redes sociais são normais. Todas essas situações fazem com que os alunos ignorem os valores universais como a honestidade, a cooperação, a responsabilidade, a tolerância, a empatia, o amor, a liberdade, etc. na escola e na vida social.

O programa da visita foi enriquecido pelo Workshop, que decorreu no Auditório dos Serviços Centrais do IPV, e que focou o tema “Feeling Digital – Being Social – Acting Multicultural”, promovido pela Professora Cristina Azevedo Gomes, também Presidente da Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu, e pelos docentes da mesma Escola Superior, Salomé Morais e Paulo Bruno Alves.

Em representação do Instituto Politécnico de Viseu, acolheram os visitantes o Vice-Presidente para as Relações Internacionais, Professor João Vinhas e a coordenadora do Serviço de Relações Internacionais, técnica superior Sandra Familiar.