O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) inaugura, no próximo dia 14 de abril, às 14:30H, uma exposição da artista plástica Francisca Sacadura Botte que estará patente ao público até ao dia 31 de maio.

O Foyer da Aula Magna do Politécnico de Viseu abre, uma vez mais, as portas a todos quantos queiram apreciar a exposição.

Francisca Sacadura Botte nasceu em Viseu em 1994.

Cresceu num ambiente exigente e conservador rodeada por artistas, músicos e colecionadores de arte. Começou por escrever ensaios literários e reflexões filosóficas muito cedo. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que abandona para se dedicar integralmente à Pintura.

O seu trabalho artístico destaca-se pela carga emocional de cores fortes, preponderância de vermelhos intensos e profundos azuis escuros, com linhas definidas no mundo do abstracionismo. Com acrílico sob tela, utiliza as próprias mãos e a espátula como principais instrumentos de pintura.

Assume-se como grande admiradora do movimento LES NABIS, de nomes como Paul Gauguin, pela forma como como percorreu desesperadamente lugares no Mundo onde podia ser francamente fiel a si próprio – À sua Arte, à paixão pela filosofia da vida moderna e poesia do cotidiano.

Encontra na música e na literatura a sua grande influência e inspiração.

A Exposição no Instituto Politécnico de Viseu, terá mostra de obras da sua mais recente coleção, mas também, de coleções anteriores.