Estudante Internacional

VIVER e ESTUDAR no IPV

A Cidade de VISEU

Viseu é uma das maiores cidades do centro de Portugal, sede de um município com cerca de 510 km2 de área e 100 000 habitantes. Para além de capital de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca.

Viseu já foi distinguida duas vezes (2007 e 2012), segundo um estudo da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), como a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.

Economia:

Ao longo das décadas de 70 e 80, Viseu viu a sua economia libertar-se gradualmente da sua expressão meramente local e regional. Sem que se abandonassem os setores tradicionais, assistiu-se à consolidação de um tecido empresarial (pequenas e médias empresas) capaz de conferir, com base numa inovação permanente, um novo impulso à economia desta região. As actividades tradicionais (serralharia, artes gráficas, mobiliário, etc.) continuaram no caminho da modernização, quer através da sua forma artesanal, quer através da produção industrial. Apesar de o investimento ser ainda fundamentalmente nacional, estão criadas as condições para um alargamento a este nível, já que se registou um desenvolvimento notável das vias e estruturas de comunicação (IP3, A24 e A25), telecomunicações, mão-de-obra especializada, incentivos ao investimento, educação (escolas profissionais, ensino superior, incluindo o Politécnico de Viseu), cultura (Teatro Viriato, Quinta da Cruz) e lazer (golfe, hipismo, pavilhões desportivos diversos). Detentor de um sector terciário considerável (67,78% da população activa residente no concelho) e de um sector secundário em constante crescimento (27,48%, dados do Census de2001), Viseu tem assistido nos últimos anos a um considerável crescimento económico, especialmente nas áreas das telecomunicações, indústria, comércio e educação

Uma cidade Moderna:
Viseu, é hoje uma cidade moderna. Distinguida duas vezes com o galardão da melhor cidade para viver oferece a quem nela vive inúmeras opções de bem estar. Espaços verdes e de lazer onde se podem passar excelentes momentos, são exemplos disso a Mata do Fontelo e o Parque Aquilino Ribeiro, zonas desportivas de ar livre modernas e funcionais, onde se destacam o Parque Urbano da Radial de Santiago, apetrechado com equipamentos para a prática de exercício, adaptados a todas as idades e a Ecopista do Dão, uma ciclovia entre Santa Comba Dão e Viseu, que com 49 km é a mais comprida de Portugal. A Mata do Fontelo, além da sua fantástica vegetação é também um local de eleição para a prática desportiva. É nesta mata que está inserido o complexo desportivo do Fontelo, com inúmeras valências para a prática desportiva.
Clima:
Viseu tem um clima mediterrânico com influência continental e marítima. O inverno é húmido e frio, com temperaturas médias mensais perto dos 9°C. O verão é quente e seco, com máximas próximas dos 35°C. A primavera é amena e o outono é fresco
Ligações e transportes:
Viseu é conhecida como a “Cidade das Rotundas” e é considerada uma referência europeia relativamente ao planeamento urbano e à construção de infraestruturas

A cidade é servida por uma moderna rede viária, fazendo a ligação a todos os concelhos do distrito, bem como aos portos mais próximos, às fronteiras espanholas e às principais cidades portuguesas.

Viseu tem 24 linhas de ônibus urbanos e duas linhas de van elétricos que não têm paragens predefinidas (linhas azuis), passando pelo centro da cidade e pelos mais importantes pontos comercias e históricos, incluindo a Central de Camionagem e o Hospital de São Teotónio.

A cidade é também servida por transporte aéreo, disponibilizando um serviço público regular de linha aérea regional com ligação a algumas cidades de Portugal.

Pin It on Pinterest