Acesso ao

Ensino Superior Nacional

Sobre

Todas as formas de acesso ao ensino superior, que variam em função do ciclo de estudos pretendido e da condição dos candidatos, podem ser consultadas na página da Direção Geral do Ensino Superior.

CTeSP

O ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Politécnico de Viseu realiza-se através de concursos organizados por cada uma das suas Escolas Superiores.
Os editais com as condições de acesso, prazos e regras de inscrição, critérios de classificação e vagas disponíveis estão indicados em Candidaturas.

Os candidatos que concluam as respetivas ofertas educativas e formativas nas escolas e entidades da rede PEPER têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas que sejam fixadas nos CTeSP do Politécnico de Viseu.

Licenciaturas

O ingresso nos cursos de licenciatura no Politécnico de Viseu pressupõe que os candidatos reúnam os requisitos gerais de acesso ao ensino superior público pelas diferentes vias: concurso nacional, concursos especiais, regimes especiais, mudança de par instituição/curso e reingresso.

Mestrados

Podem candidatar-se aos mestrados do Politécnico de Viseu:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola em que pretende ser admitido;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola a que concorre.

Os concursos são organizados por cada Escola Superior do Politécnico de Viseu.

Pós-Graduações

Os concursos para acesso a Pós-Graduações são organizados pelas Escolas Superiores do Politécnico de Viseu que têm essa oferta formativa.

Em Candidaturas disponibiliza-se a informação específica sobre o acesso e ingresso em cada Escola.

Pós-Licenciaturas

Os concursos para acesso a Pós-Licenciaturas são organizados pelas Escolas Superiores do Politécnico de Viseu que têm essa oferta formativa. 

Em Candidaturas disponibiliza-se a informação específica sobre o acesso e ingresso em cada Escola.