Provedor do Estudante

Maria João Amante
Ombudsman

Breve Nota Curricular | Maria João Amante
Licenciatura, mestrado e doutoramento em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
Docente da ESEV desde 1988, Professora Coordenadora do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação. Docente da Licenciatura em Educação Social, do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco e do Mestrado em Educação Especial.
Coordenadora do Serviço de Psicologia do IPV.
É também autora de diversas publicações e comunicações, tendo ainda participado em vários projetos de investigação.
Department Editor – Education and Social Development Revista Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health.

 

Estimados/as estudantes do Instituto Politécnico de Viseu,

A minha disponibilidade de candidatura a Provedora do Estudante resultou da minha preocupação, relacionamento e proximidade com os/as estudantes desde que sou professora, primeiro do Ensino Secundário (1986-88) e depois na ESEV desde 1988.

O centro de todas as organizações formais ou não formais, escola, empresas, instituições, famílias, são as pessoas e as relações que estabelecem. É esta a minha premissa de vida que tento levar à prática, quer pessoalmente, quer profissionalmente.

O Bem-estar dos/das estudantes deveria ser o foco principal de qualquer instituição educativa e o Provedor do Estudante pode e deve ter um papel fundamental, ouvindo, encaminhando e cuidando das suas preocupações e necessidades, favorecendo um ambiente saudável e uma vivência positiva desta etapa da sua formação.

O meu conhecimento profundo do funcionamento do IPV e das suas unidades orgânicas, dos seus órgãos e regulamentos constitui-se como uma ferramenta fundamental para poder estar disponível para ouvir, aconselhar e encaminhar todos e todas os/as estudantes do IPV e defender os seus direitos; respeitar e colaborar com as organizações de representação das/dos estudantes (Associações) fazendo um trabalho articulado com os conhecedores privilegiados dos seus pares; respeitar e colaborar com os órgãos das escolas nas matérias que se revelem importantes ou necessárias ou sempre que for solicitada, em especial com os Conselhos Pedagógicos; articular e colaborar com a Área de Responsabilidade e Inovação Social do IPV em iniciativas que visem o bem-estar dos/das estudantes; articular com toda a comunidade académica e com a comunidade em geral ações e/ou iniciativas que facilitem a integração das/dos estudantes e contribuam para uma imagem positiva do IPV.

Como projeto de trabalho pretendo centrar a minha atenção em três grandes preocupações, o Abandono Escolar, a Saúde Mental e o Bem-estar e Qualidade de Vida de todas e todas os/as estudantes do IPV.

Estarei aberta a novas propostas que promovam o bem-estar dos/das estudantes e de toda a comunidade IPV e recetiva a novos desafios e oportunidades que surjam ou que se revelem importantes para todos e todas os/as estudantes.

Contarei com a colaboração de todos.
O meu compromisso convosco é que estarei sempre disponível para os ouvir, orientar e defender.

Maria João Amante

Contactos

telefone: (+351) 232480700 (Chamada para a rede fixa nacional) | email: provedor@sc.ipv.pt

Pin It on Pinterest