A Cidade de VISEU

Economia:

Ao longo das décadas de 70 e 80, Viseu viu a sua economia libertar-se gradualmente da sua expressão meramente local e regional. Sem que se abandonassem os setores tradicionais, assistiu-se à consolidação de um tecido empresarial (pequenas e médias empresas) capaz de conferir, com base numa inovação permanente, um novo impulso à economia desta região. As actividades tradicionais (serralharia, artes gráficas, mobiliário, etc.) continuaram no caminho da modernização, quer através da sua forma artesanal, quer através da produção industrial. Apesar de o investimento ser ainda fundamentalmente nacional, estão criadas as condições para um alargamento a este nível, já que se registou um desenvolvimento notável das vias e estruturas de comunicação (IP3, A24 e A25), telecomunicações, mão-de-obra especializada, incentivos ao investimento, educação (escolas profissionais, ensino superior, incluindo o Politécnico de Viseu), cultura (Teatro Viriato, Quinta da Cruz) e lazer (golfe, hipismo, pavilhões desportivos diversos). Detentor de um sector terciário considerável (67,78% da população activa residente no concelho) e de um sector secundário em constante crescimento (27,48%, dados do Census de2001), Viseu tem assistido nos últimos anos a um considerável crescimento económico, especialmente nas áreas das telecomunicações, indústria, comércio e educação

Uma Cidade Histórica:

Esta é uma região habitada desde o período pré-histórico, onde, através dos séculos, se foram instalando diversos povos oriundos da Europa e Norte de África, alguns dos quais deixaram marcas que, ainda hoje, facilmente reconhecemos. Celtas, Lusitanos, Romanos, Godos e Mouros, estão entre os muitos povos que habitaram a nossa região.

Através da história, Viseu partilhou o nascimento, as crises e as glórias de Portugal. De geração em geração, a cidade foi herdando variados e importantes monumentos, testemunhos da sua história: a “Cava de Viriato”, que remonta ao período Românico, a Catedral, monumento de reconhecido valor do período da Idade Média, as janelas Manuelinas do século XVI, as igrejas Barrocas, etc. uma herança cultural de reconhecido valor internacional.

O Património Natural
A beleza dos rios desta região, a variedade das suas manchas verdes, bem como todo o esplendor dos seus maciços graníticos conjugam-se na construção de paisagens absolutamente únicas. Existem inúmeros miradouros de onde se pode admirar toda a beleza envolvente (Monte de Santa Luzia, Senhora do Castelo, Miradoiro do Picoto…).

O grande número de espaços verdes dispersos pela cidade conferiu a Viseu o epíteto de “Cidade Jardim”. Desde o Parque Aquilino Ribeiro, passando pelo Jardim das Mães, o Jardim de Santo António e o Fontelo, até à Cava de Viriato, podemos apreciar uma grande variedade de espécies de plantas e árvores, algumas das quais consideradas de interesse público.

Artesanato

Cestaria, olaria, tecelagem, ferro forjado, carpintaria e mobiliário, flores de papel: são alguns dos exemplos do artesanato desta região. Existem, ainda, na cidade vários ateliers onde se pode admirar, e mesmo comprar, objetos de artesanato típico da região.

Na Casa da Ribeira, uma fundação para a protecção e desenvolvimento do artesanato, é possível observar os artesãos a executar o seu trabalho, assim como adquirir algumas das peças ali produzidas.

Gastronomia

Esta é, sem dúvida, uma região com uma riqueza gastronómica ímpar. Existem inúmeras especialidades culinárias com as quais se poderá deliciar, desde os assados de cabrito e vitela, passando pelo fumeiro, as carnes de porco e as trutas de escabeche. Não podemos também esquecer a famosa doçaria, onde destacamos os doces de ovos, o pão-de ló, os pastéis de Vouzela , o bolo podre e os viriatos.

A produção vinícola da região é de reconhecida qualidade e não se deve deixar Viseu sem antes provar o Vinho do Dão (um vinho maduro e encorpado da região do Dão).

Uma cidade Moderna

Viseu, é hoje uma cidade moderna. Distinguida duas vezes com o galardão da melhor cidade para viver oferece a quem nela vive inúmeras opções de bem estar.

Espaços verdes e de lazer onde se podem passar excelentes momentos, são exemplos disso a Mata do Fontelo e o Parque Aquilino Ribeiro, zonas desportivas de ar livre modernas e funcionais, onde se destacam o Parque Urbano da Radial de Santiago, apetrechado com equipamentos para a prática de exercício, adaptados a todas as idades e a Ecopista do Dão, uma ciclovia entre Santa Comba Dão e Viseu, que com 49 km é a mais comprida de Portugal. A Mata do Fontelo, além da sua fantástica vegetação é também um local de eleição para a prática desportiva. É nesta mata que está inserido o complexo desportivo do Fontelo, com inúmeras valências para a prática desportiva.

Espaços comerciais modernos e confortáveis

Palácio do Gelo Shopping e Fórum Viseu são dois centros onde há de tudo, desde o mais simples utensílio às melhores marcas de roupa europeias não esquecendo as excelentes zonas de restauração. O centro da cidade a este nível não fica atrás pois a oferta é grande em todas as suas ruas e avenidas. Bons restaurantes, muito comércio, em suma, tudo o que é preciso para que seja ótimo viver em Viseu. Cidade com bons acessos e bem localizada geograficamente, com muito para lhe oferecer sempre pronta a receber quem a visita onde uma gama de hotéis de elevada qualidade esperam por si.

Durante o dia o visitante pode percorrer os espaços magníficos da cidade e visitar os monumentos sugeridos em roteiros disponíveis na cidade.

Depois de jantar pode desfrutar do resto da noite nos inúmeros bares e espaços de diversão noturna espalhados por toda a cidade.

Entre outros, vale a pena visitar:
Casa da Ribeira
Casa de Lavoura e Oficina do Linho
Casa do Miradouro
Casa Museu Almeida Moreira
Cava de Viriato
Jardim das Mães
Jardim Tomás Ribeiro
Museu de Arte Sacra
Museu do Quartzo
Museu Nacional Grão Vasco
Museu Tesouro da Misericórdia
Núcleo Museológico de Arte Sacra da Diocese de Viseu
Paços do Município
Parque Aquilino Ribeiro
Parque do Fontelo
Praça da República (Rossio)
Quinta da Cruz
Sé Catedral
Solar do Dão
Viriato Teatro Municipal

Pin It on Pinterest