ESTUDANTE INTERNACIONAL



Bem-vindo

Se queres estudar em Portugal e no Politécnico de Viseu, encontrarás nesta página toda a informação necessária.

O Estatuto do Estudante Internacional, regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, na sua redação atual (Decreto-Lei n.º 62/2018 de 6 de agosto), estabelece o ingresso de estudantes internacionais, com regras diferenciadas face aos estudantes nacionais e aos estudantes da União Europeia, em cursos técnicos superiores profissionais (CTESP), de licenciatura/graduação e de mestrado.

Podes aceder aos cursos de Licenciatura através de um concurso especial organizado em diferentes fases.

Se pretendes candidatar-te aos CTeSP ou aos cursos de mestrado terás de apresentar a candidatura na escola superior em que esse curso é lecionado, nos prazos em que decorrem os concursos. Terás essa informação nesta página quando esses concursos estiverem disponíveis.

No edital do concurso encontrarás informações relativas às condições de acesso e ingresso, às vagas disponibilizadas em cada curso, aos prazos das candidaturas, à instrução dos processos de candidatura, à qualificação académica específica exigida para cada curso, ao conhecimento da língua em que os cursos são ministrados, aos cursos que exigem pré-requisitos, aos critérios de seriação, entre outras informações.



 

FAQ's

O PV é público e gratuito?
    O Politécnico de Viseu (PV) é uma instituição pública, mas os alunos pagam uma mensalidade/anuidade para frequentar os cursos, tal como é praticado em muitos outros países.
O PV aceita o ENEM?
    O PV aceita os resultados do ENEM no seu processo seletivo de graduação, facilitando a candidatura de estudantes brasileiros, uma vez que não necessitam de realizar novos exames para ingressar nos cursos do PV.
O que é o "Código Postal"?
    É o CEP da residência composto por 8 dígitos.
Vou concluir o ensino médio, posso-me candidatar a uma vaga num curso de Licenciatura/Graduação do PV?
    O ensino médio deve estar concluído antes da submissão da candidatura e realizadas as provas que dão acesso ao ensino superior no Brasil.
Quando começa o ano letivo no PV?
    O ano letivo no Politécnico de Viseu, compreende 2 semestres. O primeiro semestre inicia em setembro e prolonga-se até fevereiro, mês em que inicia o segundo semestre e que se estende até julho.

    Durante o ano letivo existem três (3) períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão (mês de agosto completo).
Posso parcelar a anuidade/propina?
    Sim. Deve consultar o Regulamento de Propinas do Instituto Politécnico de Viseu.