Notícias

Info-IPV | IPV

IPV parceiro do Programa “Engenheiras por Um Dia”

IPV parceiro do Programa “Engenheiras por Um Dia”
um incentivo à opção feminina pelas engenharias e tecnologias

Alunas, docentes e técnicos da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) participaram no “Dia das Engenheiras”, no Agrupamento de Escolas do Sátão, que decorreu em dois tempos, a 19 e 21 de abril últimos. A iniciativa realizou-se ao abrigo de um Programa que visa promover a opção pelas engenharias e tecnologias, junto das estudantes de ensino não superior, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos.

Uma participação possível porque o Instituto Politécnico de Viseu é, desde o passado dia 8 de fevereiro, uma entidade parceira do Programa “Engenheiras por Um Dia”, promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Drª Rosa Monteiro, e cujo projeto é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, envolvendo uma rede de 81 entidades parceiras, concretamente: 11 municípios, 47 escolas básicas e secundárias e 19 instituições de ensino superior.

A citada parceria tem como objetivos criar referências, promover sinergias e informar sobre carreiras tecnológicas, a fim de que as estudantes do sexo feminino possam ambicionar seguir uma carreira nas STEM – Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Neste âmbito. o Programa, proporciona a participação em atividades, tais como: Desafios da Engenharia, Girls In ICT Day e outras efemérides relevantes; Girls In ICT Week; visitas de Estudo; Ciclo de Workshops virtuais e Laboratórios de Engenharia e Tecnologia.

PARTICIPANTES DA ESTGV NO “DIA DAS ENGENHEIRAS”
DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SÁTÃO

Dia 19/04:
Eng. Mecânica – Tânia Vanessa de Jesus Ferreira (docente a tempo parcial e Bolseira de doutoramento da FCT com o IPV como uma das entidades de acolhimento)
Eng. Ambiente – Docentes: Elisabete Silva e Isabel Brás; Alunas: Ana Maria Guchko e Ana Patricia Marques Tavares.

Dia 21/04:
Eng. Eletrotécnica Docentes: Bruno Marques, Paulo Moisés; Técnico: João Ôlas; Aluna: Giovanna de Almeida Silva Pereira.
Eng. Informática – Alunas: Ana Cláudia Costa de Sousa, Eva Cecília da Rocha Pinto e Margarida Garrido da Silva Reis

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Última sessão do Projeto Dormir para Bem Sorrir

Última sessão do Projeto Dormir para Bem Sorrir

A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Tondela dinamizaram, na terça-feira (14 de junho), a última Sessão, deste ano letivo, do Projeto Dormir para Bem Sorrir, na Escola Básica Campo de Besteiros. ÀS CRIANÇAS do 1º ciclo da...

Pin It on Pinterest

Share This