Caro investigador,

Em nome da comissão organizadora, temos o prazer de o convidar a participar no IV Congresso Nacional das Escolas Superiores (CNESA), a realizar-se na Escola Superior Agrária de Santarém, nos dias 3 e 4 de novembro de 2022. Este congresso visa valorizar e promover a excelência da Investigação Agrária no Ensino Superior Politécnico e contribuir para a coesão, a competitividade e a sustentabilidade do setor agroalimentar.

O tema central do congresso é “Investigação e Inovação Agrária: Um contributo para a valorização territorial” e destina-se a promover a investigação e o ensino agrário como motor de transição para um sistema alimentar sustentável, impulsionando a saúde e a qualidade de vida das pessoas, a competitividade e a coesão territorial. Será dado enfoque a inovações e soluções que abordem a gestão da água, alterações climáticas, agricultura de conservação, digitalização, agricultura biológica, economia circular, resíduo zero, desenvolvimento de novos produtos, cocriação e recursos endógenos.

O IV CNESA fornecerá aos participantes os mais recentes desenvolvimentos no campo da Agronomia, do Ambiente e Recursos Naturais, da Tecnologia Alimentar e da Zootecnia e Ciência Animal com contribuições desde conceitos teóricos de investigação até estudos de casos aplicados. Pretende-se ainda que este congresso estimule a cooperação multidisciplinar e institucional, envolvendo o Ensino Superior e os agentes do território.

A submissão de resumos está aberta até ao dia 21 de junho de 2022. Para informações detalhadas sobre o congresso, consulte o site ou contacte a comissão organizadora local através do mail: cnesa22@esa.ipsantarem.pt.

+INFO