O professor José dos Santos Costa tomou posse do cargo de Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ontem (14 de setembro), na sequência da sua eleição, em 29 de junho último.

Depois de oficialmente aberta a sessão, usou da palavra a Presidente da Associação Académica do IPV, Maria Lobo, que manifestou a esperança num diálogo positivo e de procura de soluções, apelando à união entre todos, com vista ao engrandecimento da instituição.
Desejou que o IPV possa formar “não só os melhores profissionais, mas também as melhores pessoas”.

Ascensão Abrantes, funcionária mais antiga do IPV, em nome dos colaboradores não docentes, referiu-se à necessidade e disponibilidade destes para um papel de intervenção nas decisões da vida institucional. Prometeu que a nova Presidência pode contar com o espírito de missão comum para prossecução do seu programa de ação.

As duas últimas intervenções, ainda antes da tomada de posse do novo Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, estiveram a cargo, respetivamente, do Presidente do CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Professor Pedro Dominguinhos e do Presidente do Conselho Geral do IPV, Professor Doutor Arlindo Cunha.

O Presidente do CCISP salientou que Portugal é hoje um país mais coeso, competitivo e sobretudo mais qualificado, devido à existência de Politécnicos em cerca de cem concelhos, com ação relevante também ao nível da investigação. Manifestou, ainda, em sinal de solidariedade e colaboração para com a nova Presidência, a vontade do CCISP em contribuir para a inclusão, a coesão e o desenvolvimento regional.

Por sua vez, o Prof. Arlindo Cunha salientou que “uma tomada de posse numa instituição é sempre um momento alto da sua vida, sobretudo para a sua afirmação na sociedade e coesão interna”. Notou ainda que o mandato que agora se inicia “coincide com um novo ciclo de políticas públicas”, pelo que manifestou esperar que esta instituição possa ter um papel preponderante nessas mesmas políticas, sendo “um pilar mais forte para o crescimento económico da região e da coesão social e territorial”.

DESENVOLVIMENTO, COOOPERAÇÃO E INVESTIMENTO

José dos Santos Costa dirigiu-se, na altura, a todos os que contribuem para o “engrandecimento da instituição, não esquecendo os que “fizeram parte desta família institucional, “pois uma vez do IPV serão para todo o sempre do IPV”. Uma instituição que disse “sentir como uma instituição estimulante” e “baseada em valores”, respeitando, entre outros, “a multiculturalidade e a pluralidade”.

Relativamente ao mandato que agora inicia, para o quadriénio 2021/2025, o novo Presidente do Politécnico de Viseu, destacou, como pontos fundamentais o contributo do IPV para o desenvolvimento da região em que se insere, a internacionalização e cooperação, bem como o investimento em infraestruturas, nomeadamente das escolas superiores de Educação e Agrária e do próprio campus Politécnico.

PERFIL DO PRESIDENTE DO IPV

José dos Santos Costa, é natural de Várzea de Calde, no concelho de Viseu. Tem dedicado o seu percurso profissional ao ensino e às Ciências da Saúde, área na qual é doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca. Obteve o grau de mestre em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e é licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa. Docente da Escola Superior de Saúde de Viseu, desde 1991, foi Vice-Presidente do Politécnico de Viseu de 2009 a 2017.

No decurso das cerimónias foram ainda empossados os Vice-Presidentes que completam a nova equipa dirigente do Instituto Politécnico de Viseu, para os próximos quatro anos: Professora Helena Vala, Professor João Vinhas, Professor João Paulo Balula.

Helena Maria Vala Correia, Professora Coordenadora da ESAV (Escola Superior Agrária de Viseu) é doutorada em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e licenciada em Medicina Veterinária, pela mesma universidade, onde também realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, em 1996, e obteve a agregação em 2019, em Ciências Veterinárias, Ramo Sanidade.
Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, desempenhou cargos de gestão, tendo iniciado as suas funções organizacionais como Diretora de Departamento, de 2000 a 2009; foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo, de 2003 a 2006; Presidente do Conselho Científico, de 2009 a 2013 e Presidente da Assembleia de Representantes, de 2012 a 2018.

João Manuel Vinhas Ramos Marques, Professor Adjunto da ESTGV (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), é docente desta Escola desde 1988.
É doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora; obteve o grau de Mestre em Física Aplicada pela Universidade de Aveiro e é licenciado em Física pela Universidade de Coimbra.
Foi Presidente da ESTGV, desde 2019 até à data atual, tendo também ali exercido o cargo de Vice-Presidente, entre 2011-2019. Foi também membro da Assembleia de Representantes, desde 2019 e do Conselho Técnico-Científico, desde 2012.

João Paulo Balula, Professor Coordenador da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu), é docente daquela Escola desde 1991.
É doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro; Mestre em Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra e licenciado em Humanidades, incluindo o Ramo de Formação Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa.
Foi Vice-Presidente da ESEV, de 2009 a 2016, e Presidente a partir de 2016.

A cerimónia pode ser vista na íntegra l AQUI