Lançamento livros PV Editora – Setembro 2021

Local: Auditório, Serviços Centrais do IPV

Sociologia da comunicação – Paulo M. Barroso
A etnografia de Aquilino Ribeiro – José Manuel Sobral

João Luís Oliva, Conselheiro da PV Editora e Professor Universitário.

Os autores
Paulo M. Barroso
Docente no Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação. Possui licenciatura, mestrado e diploma de estudos avançados (DEA) em Ciências da Comunicação; licenciatura, mestrado e doutoramento em Filosofia; diploma de estudos avançados (DEA) em Filosofia e pós-doutoramento em Ciências da Comunicação. Investigador científico com interesses de investigação nas mesmas áreas de leccionação e de formação académica: Sociologia da Comunicação, Ética e Deontologia da Comunicação e Semiótica.

José Manuel Sobral
José Manuel Sobral é natural de Viseu. É investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem dedicado a sua atenção ao estudo da sociedade rural portuguesa, da família e do parentesco, do nacionalismo, do racismo, da memória social, das epidemias (pneumónica), da alimentação e da cozinha e da história da antropologia portuguesa.
Entre as suas publicações, como autor e editor, encontram-se os livros: Trajetos: o Passado e o Presente na Vida de uma Freguesia da Beira (1999); em co-autoria publicou: A Pandemia Esquecida (2009); Identidade Nacional, Inclusão e Exclusão Social (2010); Portugal, Portugueses: Uma Identidade Nacional (2012); Food between the Country and the City: Ethnographies of a Changing Global Foodscape, (2014); Etnicidade, Nacionalismo e Racismo: Migrações, Minorias Étnicas e Contextos Escolares (2015).
Foi presidente da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) e diretor da revista Análise Social.
José Manuel Sobral é conselheiro da PV Editora desde a sua criação, tendo participado no lançamento da editora e do primeiro livro, em 2018.