Notícias

Info-IPV | IPV

Quatro docentes do IPV desenvolvem Projeto de Investigação:

 

“PROPOSTA DE TRAÇADO PARA O CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO NO CONCELHO DE CASTRO DAIRE”

A equipa do projeto de investigação do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade do Instituto Politécnico de Viseu (CERNAS-IPV) “Proposta de Traçado para o Caminho Português Interior de Santiago no Concelho de Castro Daire” realizou, no final do passado mês de maio, uma iniciativa na aldeia de Cela, freguesia de Moledo, concelho de Castro Daire, no sentido de identificar vestígios das antigas estradas romanas. A intenção é reconstituir o traçado das estradas romanas naquele concelho e, a partir daí, propor um traçado alternativo para o Caminho. Isto porque, “os registos históricos mostram que os peregrinos de Santiago utilizavam os traçados das estradas romanas”. Nesta iniciativa, o projeto contou com a colaboração de João Martinho, um dos residentes mais idosos da aldeia de Cela.

O projeto, segundo os investigadores, tem como objetivos: “reconstituir o traçado do Caminho a partir de evidências históricas e patrimoniais; caracterizar o património cultural; identificar locais estratégicos para assistência aos peregrinos; propor a marca Caminho de Santiago como uma das potenciais marcas “Umbrella” para o concelho”.

A equipa multidisciplinar do projeto é constituída por docentes do Instituto Politécnico de Viseu pertencentes à Escola Superior Agrária (professores Lúcia Pato e Vítor Martinho) e à Escola Superior de Educação (professores Liliana Castilho e João Nunes). Conta, ainda, com a participação do Eng.º Miguel Pipa, de uma empresa viseense de consultoria e com a colaboração do Dr. Luís Maia Rodrigues, licenciado em História, peregrino e um profundo conhecedor dos Caminhos de Santiago.

+INFO https://sites.google.com/view/caminhosdesantiago | http://events.ipv.pt/cernas/pt/

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Última sessão do Projeto Dormir para Bem Sorrir

Última sessão do Projeto Dormir para Bem Sorrir

A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Tondela dinamizaram, na terça-feira (14 de junho), a última Sessão, deste ano letivo, do Projeto Dormir para Bem Sorrir, na Escola Básica Campo de Besteiros. ÀS CRIANÇAS do 1º ciclo da...

Pin It on Pinterest

Share This