No âmbito da Rede Peper – Promoção do Ensino Profissional em Rede, da qual o Instituto Politécnico de Viseu, IPV, é fundador e signatário, de parceria com o Instituto Piaget de Viseu, decorreu ontem, 24 de novembro, na aula magna da instituição, um encontro de trabalho para planeamento das atividades a desenvolver no vindouro ano de 2023.

Conduzido pela senhora Pró Presidente Para a Ligação à Comunidade e Transferência de Conhecimento, Profª Cristina Barroco, contou com a presença de dirigentes e responsáveis pelos Serviços de Psicologia e Orientação das instituições parceiras. Para além da sessão de trabalho, diga-se, foi também uma jornada de fraterna comemoração, agora que se celebram os três anos de existência da Rede Peper.

Firmada no dia 11 de novembro de 2019, para além do IPV e do Instituto Piaget, integra agrupamentos de escolas, escolas secundárias e escolas profissionais adstritas à CIM Viseu Dão Lafões e à CIM Douro. Tem como objetivo primeiro a valorização do ensino profissional na região, de forma a propiciar o prosseguimento de estudos no ensino superior dos jovens oriundos desta franja do ensino. Só desta forma se poderá contrariar a tendência de desertificação do interior e contribuir para a fixação na região de jovens quadros com formação superior.

O Instituto Politécnico de Viseu, enquanto agente impulsionador do desenvolvimento regional, estabeleceu, ainda, uma prioridade de colocação de até 50% de vagas nos seus cursos para os alunos oriundos das instituições da rede. Designadamente no Concurso dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e no Concurso de Acesso ao Ensino Superior Para Diplomados de Vias Profissionalizantes.