Serviços de Ação Social

Sobre

Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viseu (SAS/PV) são uma Unidade Orgânica dotada de autonomia administrativa e financeira, que visa contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso académico aos estudantes que ingressam as Escolas do PV, tendo como missão proporcionar condições que permitam diminuir as desigualdades económicas e sociais.

No âmbito das suas competências estes Serviços concedem apoios diretos e indiretos e prestam serviços num contexto de formação integral dos estudantes:

  • Apoio financeiro através de bolsas de estudo e bolsas de colaboradores;
  • Fundo de emergência;
  • Loja Social;
  • Alimentação com várias opções de serviços;
  • Alojamento (ou complemento à bolsa para alojamento);
  • Acompanhamento psicológico;
  • Serviços de Saúde;
  • Protocolos de parcerias.

Inscreve-te aqui

Projetos
Projeto em consórcio de nove Institutos: IPBragança, IP Cávado e Ave, IPViana do Castelo, IPCoimbra, IPLeiria, IPSantarém, IPPortalegre e IPSetúbal. Objetivo: desenvolvimento de uma solução tecnológica destinada a facilitar o acesso dos estudantes ao conjunto de serviços e apoios sociais, através de uma plataforma digital, disponibilizada em ambiente web ou mobile. Este acesso simplificado e modernizado garante ganhos de comodidade e rapidez para a comunidade académica, tornando, assim, mais fácil aos estudantes aceder aos serviços e apoios disponibilizados pelos SAS, como Bolsas, Apoios de Emergência, Alimentação, Alojamento, Saúde, etc. Assegura ainda ganhos de eficácia e eficiência, nomeadamente pelo reengenharia dos processos e pela simplificação e modernização administrativas dos serviços. Início 02 janeiro 2019.

Duração 36 meses.

Financiamento: €333.771,72.

Notícias

Atribuição de Apoio Extraordinário ao Alojamento

AVISO

Informam-se todos os estudantes Não bolseiros Deslocados e beneficiários de abono de família até ao 3º escalão que, caso pretendam requerer a Atribuição do Apoio Extraordinário ao Alojamento, deverão submeter, por email para sas@sc.ipv.pt, até 31 de março de 2023, requerimento dirigido aos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viseu, devidamente instruído com os seguintes documentos:

a) Indicação e comprovativo da morada fiscal do agregado familiar e da morada em tempo de aulas, para comprovar a condição de deslocado;

b) Comprovativo de ser beneficiário, à data do requerimento, de abono de família, até ao 3º escalão;

c) Comprovativo da satisfação da condição fixada na alínea a) do artigo 5º do RABEEES;

d) Certidões comprovativas da não existência de divida tributária e contributiva, para comprovar a condição fixada na alínea i) do artigo 5º do RABEEES;

e) Recibos do pagamento do alojamento existentes desde o inicio do ano letivo atá à data da submissão do requerimento, exceto nos casos previstos no número anterior, que deverão ser acompanhados do contrato de arrendamento quando não sejam eletrónicos;

f) Indicação do numero de identificação bancária (IBAN) e respetivo comprovativo.

O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de abril de 2023 a 31 de maio de 2023, sendo que, nesse caso, o apoio extraordinário ao alojamento apenas ressarce os estudantes dos recibos de pagamento pagos no mês e meses seguintes à submissão do requerimento e até ao fim do ano letivo.

Nove institutos politécnicos unidos para proporcionar melhores serviços aos estudantes

Comunidade SASocial em Viseu

A plataforma SASocial é o resultado visível do trabalho dos SAS dos Institutos Politécnicos de Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, que motivados pela necessidade de modernizar os serviços prestados aos estudantes do ensino superior, decidiram desenvolver esta plataforma informática, constituída por 27 microserviços, que promete revolucionar a qualidade dos serviços sociais prestados aos estudantes e que representou um investimento conjunto de 3,8 milhões de euros, cofinanciados pelo SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa).

Com a conclusão da execução física e financeira do projeto, os parceiros consideram fundamental não desperdiçar os recursos tecnológicos desenvolvidos, bem como o conhecimento criado e potenciar os modelos e processos concebidos, disponibilizando a plataforma em regime de código aberto para outras instituições do setor.

Além disso, os nove politécnicos parceiros fundaram a Comunidade SASocial* com a missão de unir esforços para melhorar a qualidade dos serviços sociais de apoio aos estudantes e, desta forma, tornar o ensino superior mais acessível, inclusivo e com maior potencial de criação de valor social.

| ler mais |

Atividade São Martinho a Acolher: Há Festa nas Residências

Projeto de alteração ao Regulamento de Residências SAS/IPV

As alterações sofridas desde a sua aprovação até à presente data, que evidenciam oportunidades de melhoria do Regulamento atualmente em vigor e aconselham a sua revisão;
O objetivo dos SASIPV de proporcionar aos estudantes do IPV as melhores condições de estudo mediante o justo apoio ao alojamento; | ler mais | aviso DR

Projeto de Regulamento de Bolsa de Colaboradores do IPV

Decorridos dois anos após a aprovação do Regulamento do Fundo de Apoio Social do Instituto Politécnico de Viseu, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 28 de novembro, demonstrou-se necessário proceder à atualização do quadro regulamentar referente à bolsa de colaboração institucional, face às alterações ocorridas quanto à prestação de serviços dos SAS através da disponibilização da plataforma digital SASocial, bem como, da evolução das necessidades sentidas na comunidade académica neste âmbito.
Assim, em cumprimento do disposto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, submete-se o presente projeto de Regulamento de Bolsa de Colaboradores a consulta pública pelo período de 30 (trinta) dias, para recolha de sugestões dos interessados | ler mais |

O final deste ano letivo marca o arranque do SASocial

O final deste ano letivo marca o arranque do SASocial, uma plataforma informática inovadora que disponibiliza o acesso a serviços digitais no âmbito da atuação dos SAS. E será, exclusivamente, através dessa plataforma, que os estudantes poderão submeter as suas candidaturas ao alojamento nas Residências dos SAS PV.

Com esta nova plataforma, os Serviços de Ação Social pretendem melhorar de forma significativa a qualidade dos serviços prestados aos estudantes e à comunidade académica, através de um acesso fácil e rápido, promovendo também uma maior eficiência e eficácia na gestão dos procedimentos. Para já está a funcionar a submissão de candidaturas ao alojamento nas Residências dos SAS PV, que funcionam exclusivamente nessa plataforma. Em breve, serão disponibilizados outros serviços para lá do alojamento, e, futuramente, haverá uma versão mobile.

Esta ferramenta integra um projeto financiado pelo programa SAMA e foi desenvolvida em parceria com os Serviços de Ação Social dos Institutos Politécnicos de Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo, que juntaram recursos e esforços para potenciar as possibilidades criadas pelas tecnologias de informação e criar serviços com impacto positivo para um ensino superior mais acessível e inclusivo.

Apoios

Para além do apoio social direto, através de bolsas de estudo e auxílios de emergência, os SAS promovem iniciativas que possibilitam a obtenção de apoios complementares, atribuem financiamentos para atividades culturais e desportivas, de entre outras modalidades de apoio indireto.

Alojamento

Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viseu dispõem de três unidades de alojamento na cidade de Viseu. Este alojamento destina-se, preferencialmente, a estudantes deslocados que beneficiam de Bolsa de Estudo atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior. Nas três residências de estudantes, são disponibilizadas 320 camas, distribuídas em 132 quartos duplos, 50 individuais e 4 preparados para estudantes com necessidades especiais.

Alimentação

Os Serviços de Ação Social proporcionam serviços de alimentação a preços sociais, através de 3 refeitórios, 2 snack-bares e 5 bares, com uma oferta pensada para todos os estudantes e acompanhamento técnico e supervisão higiénico-sanitária, assegurando a qualidade das refeições e produtos

Saúde

No intuito da promoção do bem-estar físico e global, o Instituto Politécnico de Viseu e os seus Serviços de Ação Social asseguram à comunidade académica, numa perspetiva de proximidade, o acesso gratuito a cuidados de saúde, através de consultas de Medicina Geral, Apoio Psicológico e Psiquiatria, asseguradas por profissionais especializados.

MEDICINA GERAL E FAMILIAR

Centra-se na vigilância e promoção da saúde, na prevenção e no diagnóstico precoce de possíveis doenças do foro genérico. Está assim focada na pessoa como um todo, promovendo o seu bem-estar físico, psíquico e social, no sentido da mesma poder viver na plenitude das suas faculdades. Tem também como objetivo o encaminhamento, quando necessário, para outras especialidades médicas ou cirúrgicas.

PSICOLOGIA

Centra-se na avaliação, diagnóstico e intervenção em várias patologias, naquelas que são as suas repercussões afetivas, emocionais, comportamentais e/ou cognitivas, recorrendo a diferentes abordagens e técnicas, tal como a psicoterapia ou o apoio psicológico. Está também focada na pessoa com dificuldades de adaptação, de aprendizagem, de socialização, com défice de atenção ou com perturbações relacionadas com trauma a stress. O serviço de Apoio Psicológico disponibilizado assegura psicoterapia breve e/ou aconselhamento com o objetivo de promover o bem-estar psíquico e relacional dos estudantes, docentes e colaboradores.

PSIQUIATRIA

Centra-se na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de perturbações mentais, emocionais e comportamentais. Através da sua intervenção, é possível transformar um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança do padrão comportamental e de relação interpessoal, potenciando uma melhor qualidade de vida. São exemplos de perturbações mentais e de comportamento: a depressão, a perturbação bipolar, as perturbações de personalidade, o vasto campo das perturbações de ansiedade (pânico, obsessões, ansiedade generalizada), as perturbações delirantes, como também as perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia).

Medicina Geral

Datas/horários: terça-feira, 14h00-16h00; quarta-feira, 11h00-13h00
Local: Residência de Estudantes III

Datas/horários: quarta-feira, 9h00-11h00
Local: Escola Superior de Saúde de Viseu

Datas/horários: terça-feira, 17h00-19h00
Local: Escola Superior  de Tecnologia e Gestão de Lamego

Marcações por telefone (232 480 725 ou extensão 1500)

Observação: realizam-se até oito consultas por dia, mais duas em situações de urgência

Serviço de Apoio Psicológico
Data/horário: Sexta-feira, 9h00-13h00
Local: Residência de Estudantes III

Marcações por telefone (232 480 725 ou extensão 1500)
Observação: Realizam-se até cinco consultas por dia

Psiquiatria
Data/horário: primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, das 17.30 às 20.30h
Local: Residência de Estudantes III

Marcações por telefone (232 480 725 ou extensão 1500)

Observação: realizam-se até quatro consultas por dia, mais duas em situações de urgência

Desporto

O Politécnico de Viseu reconhece, estimula, promove e desenvolve a prática regular de atividade física e desportiva, em contexto escolar e académico, de todos os elementos da sua comunidade, integrando-a como missão relevante dos Serviços de Ação Social, em coerência com o Decreto-Lei n.º 129/93, de 22 de abril.

Legislação e Regulamentos

Legislação

Aviso n.º 7535/2022 – Consulta pública ao projeto de alteração ao Regulamento do Fundo de Apoio Social do Instituto Politécnico de Viseu →

Lei n.º 71/2017 – Define os preços máximos de refeição e de alojamento para estudantes do ensino superior em função do indexante de apoios sociais →

Declaração de retificação nº 1051/2012, de 14 de agosto – Retifica o Despacho 8442-A/2012 →

Decreto-lei nº 70/2010, de 16 de Junho – Estabelece as Regras para a Determinação de Rendimentos, Composição do Agregado Familiar para Efeitos de Acesso a Bolsa e/ou Apoios Sociais →

Decreto-lei nº 204/2009, de 31 de Agosto – Procede à terceira alteração do Decreto-Lei n.º 129/93, de 22 de Abril, que estabelece os princípios da política de acção social no ensino superior →

Estatutos dos Serviços de Acção Social

Despacho nº 1199/2005, de 19 de Janeiro – Apoio a Estudantes Insulares →

Despacho nº 24386/2003, de 18 de Dezembro – Conceito de Estudante Economicamente Carenciado →

Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto – Financiamento do Ensino Superior →

Lei n.º 113/97, de 16 de Setembro – Bases do Financiamento do Ensino Superior Público →

Decreto-lei n.º 129/93, de 22 de Abril – Estabelece os princípios da Política de Acção Social no Ensino Superior→

Documentos de Gestão

Ponderação Curricular

O Conselho Coordenador de Avaliação do Instituto em reunião de 06/03/2012 aprovou os critérios e a respetiva valorização da ponderação curricular.

Planos de Atividades e Orçamento
Declaração de Compromissos Plurianuais
Subsídios / Subvenções

Pin It on Pinterest