Abandono Académico no Ensino Superior em Portugal

 

 As razões do abandono ao longo do percurso académico pelos estudantes são variadas: problemas pessoais ou familiares, dificuldades de aprendizagem, situação socioeconómica frágil, etc. O funcionamento do sistema educativo, o clima escolar, as relações professores-alunos e alunos-alunos são também fatores importantes. 

Estas razões são muitas vezes complexas e interligadas, o que implica que as políticas destinadas a reduzir o abandono escolar devem abranger várias questões e combinar educação e política social, integração e aspetos relacionados com a saúde, entre outros assuntos. 

O Encontro “Abandono escolar no Ensino Superior em Portugal” pretende sensibilizar o público sobre esta questão, dar a conhecer estudos e iniciativas nesta área, a nível nacional e a um nível mais específico do Instituto Politécnico de Viseu, ajudar na sistematização das causas do problema, partilhar experiências e abrir pistas de reflexão para posteriores ações de intervenção na ótica de prevenção do abandono neste nível de ensino. 

Pin It on Pinterest

Share This