PROTOCOLO FOI ASSINADO HOJE ENTRE O MUNICÍPIO E A ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO

O Município de Sernancelhe, a Escola Profissional, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e o Instituto Politécnico de Viseu assinaram hoje, 2 de junho, o protocolo que estabelece o funcionamento, em Sernancelhe, já a partir de setembro, de dois cursos CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional).

“Intervenção Social e Comunitária” e “Sistemas e Serviços de Telecomunicações” são os dois cursos superiores que serão lecionados, ambos em regime pós-laboral, e as aulas decorrerão no edifício da Escola Profissional de Sernancelhe. As candidaturas poderão ser realizadas durante o mês de junho, sendo que a ESTGL abre portas também a candidatos Maiores de 23 anos.

“É um momento histórico para o Concelho de Sernancelhe”, descreveu Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara Municipal, que elogiou a “visão estratégica da ESTGL e do Politécnico de Viseu ao expandirem a sua presença no território, dando oportunidades únicas a quem pretende valorizar-se profissionalmente, criando também novos quadros para o nosso tecido empresarial que tanto depende de profissionais qualificados”.

Agradecendo ao Presidente da ESTGL, Miguel Mota, e ao Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, por terem lançado este desafio a Sernancelhe, Carlos Silva Santiago assegurou que “o Concelho e a Escola Profissional tudo farão para que estes cursos sejam um sucesso e constituam uma alternativa sólida e de qualidade para quem quer prosseguir os estudos académicos, sem ter de se deslocar para os grandes centros e, muito importante, podendo estudar enquanto trabalham”.

Miguel Mota, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, referiu o processo de colaboração que foi essencial para “podermos assinar este protocolo” e destacou “o empenho do Município e o envolvimento de mais de duas dezenas de empresas do Concelho e da região que acolherão os estagiários que frequentarem estes cursos”, o que, na sua opinião, diz bem da “aceitação e interesse que os cursos CTeSP da ESTGL estão a despertar junto do tecido económico”.

De acordo com José Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), é devido um agradecimento ao Presidente do Município de Sernancelhe pela disponibilidade em acolher cursos CTeSP, elogiando a importância das parcerias que têm sido promovidas pela ESTGL, através do seu Presidente. Entende, por isso, que “o Protocolo com o Município de Sernancelhe é o reconhecimento da dinâmica económica que o Concelho tem conhecido, e que vai ao encontro da visão do IPV: a deslocalização de cursos pelo distrito, aproximando o ensino das populações a abrindo portas diretas e seguras para a formação dos jovens e dos profissionais de que a região tanto depende para crescer e desenvolver”.

Já a partir de setembro, no edifício da Escola Profissional de Sernancelhe, funcionarão os cursos de “Intervenção Social e Comunitária” e “Sistemas e Serviços de Telecomunicações”. O curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária visa formar profissionais para intervir nas mais diversas áreas do trabalho social (lares, centros de dia, consultórios, centros de saúde, hospitais, etc), contribuir para o desenvolvimento comunitário, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos. O Curso garante acesso direto à Licenciatura em Serviço Social na ESTGL e no IPV.

Já o Curso de Sistemas e Serviços de Telecomunicações visa formar técnicos capazes de conceber, implementar, administrar e manter sistemas e serviços integrados de redes de telecomunicações de nova geração, em operadores de telecomunicações, fornecedores de serviços multi-play, bem como nos departamentos/serviços de tecnologias de informação e comunicação (TIC) de organizações públicas e privadas. O Curso dá acesso à Licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações da ESTGL e do IPV.

Para o sucesso dos cursos estão garantidos estágios para todos os alunos que os frequentarem, tendo sido estabelecidos protocolos com empresas e instituições do Concelho e da Região que garantem períodos de formação prática a desenvolver em contexto de trabalho.

Neste primeiro ano de funcionamento são 20 as vagas em cada curso. As aulas decorrerão em Sernancelhe, no edifício da Escola Profissional, em horário pós laboral.