Os Serviços de Ação Social de nove Institutos Politécnicos fizeram, na passada quarta-feira, a apresentação pública da plataforma tecnológica “open source” de serviços digitais para a ação social.

O evento decorreu no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Barcelos e contou, ainda, com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Esta plataforma SASocial é o resultado visível do trabalho colaborativo dos Serviços de Ação Social dos Institutos Politécnicos de Viseu, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Cávado e Ave e Bragança. O objetivo é disponibilizar o acesso aos serviços oferecidos pelos SAS de cada instituição num só canal digital, com ganhos de comodidade e rapidez para a comunidade académica e, dessa forma, contribuir para tornar o ensino superior cada vez mais acessível e inclusivo.

Nas palavras da ministra Alexandra Leitão, este projeto é “uma enorme mais-valia para os estudantes e para o país”, e elencou as principais características do SASocial: “O uso da tecnologia como meio de conseguir que mais cidadãos recorram aos apoios a que têm direito; o trabalho colaborativo, feito em rede e que permite a partilha de dados; potenciar o acesso ao ensino superior”.

O projeto representou um investimento conjunto de 2,8 milhões de euros e à data atual estima-se que a plataforma beneficie cerca de 48.000 estudantes.

De forma a garantir a continuidade do trabalho até agora realizado, bem como enquadrar a utilização desta plataforma por novas instituições, foi assinado o protocolo de criação da rede colaborativa “Comunidade SASocial”.