Tomou ontem (05/01) posse a Provedora do Estudante do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). A professora Maria João Amante foi designada para o cargo por deliberação do Conselho Geral do IPV, em reunião realizada no dia 12 de dezembro de 2022.
Na presença da comunidade académica da instituição, o presidente do Conselho Geral do IPV, Dr. Arlindo Cunha, conferiu posse à Provedora do Estudante, realçando a importância desta função que a definiu como “o porto seguro dos estudantes”.
O presidente do IPV, Professor José Santos Costa, aproveitou o ensejo para formular votos de felicitações à nova Provedora, manifestando a certeza de uma ampla cooperação institucional.
A recém-empossada Provedora do Estudante agradeceu a confiança em si depositada, revelando os três pilares em que suportará muita da sua função neste mandato (2 anos): o combate ao abandono escolar, a saúde mental e a conjugação destes dois que resultará no terceiro, o bem-estar do estudante.
Referia-se que a figura do Provedor do Estudante defende e promove os direitos e os interesses legítimos dos estudantes, nomeadamente o direito de receber um serviço público de qualidade, eficiente e respeitoso em todas as vertentes em que a Instituição o presta: apoio social, administrativo, ensino/aprendizagem e investigação.

Breve Nota Curricular | Maria João Amante
Licenciatura, mestrado e doutoramento em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
Docente da ESEV desde 1988, Professora Coordenadora do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação. Docente da Licenciatura em Educação Social, do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco e do Mestrado em Educação Especial.
Coordenadora do Serviço de Psicologia do IPV.
É também autora de diversas publicações e comunicações, tendo ainda participado em vários projetos de investigação.
Department Editor – Education and Social Development Revista Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health