SOLIDARIEDADE E VOLUNTARIADO

Coordenadora

Clarinda Serdeira da Costa Almeida (Professora)

l Voluntariado e Solidariedade

clarindaestgv.ipv.pt

Ajuda à Ucrânia

A Expressão de uma Solidariedade exemplar

BALANÇO SEMANAL

A rede CMV, IPV, Associação Viriatos.14, Cáritas e Associação dos Ucranianos de Viseu reconhece que a campanha de ajuda humanitária superou, numa semana, as melhores expectativas.

Logo no 2º dia foram enviadas cerca de 3 toneladas de medicamentos, alimentação e roupa e já nesta semana, dia 1 de Março, seguiram mais 7 toneladas num camião TIR com destino à Ucrânia.
Neste momento está disponível mais um carregamento TIR, no terminal disponibilizado pelo RI 14, o qual seguirá muito em breve com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

ler mais

Os bens e dádivas não param de chegar à Loja Solidária do IPV. Anónimos, organizações juvenis, empresas, juntas de freguesia, agrupamentos de escola, organizações religiosas, comerciantes, entre muitas outras entidades todos têm contribuído e Viseu assume-se na linha da frente da solidariedade para com a Ucrânia.

Militares no ativo e na reserva, docentes, funcionários e estudantes do IPV, voluntários de todos os setores da comunidade visiense e voluntários e comunidade ucraniana encontram-se na Loja Solidária do IPV (que migrou temporariamente para um espaço maior e de acesso pelo exterior – o CAFAC) e numa jornada contínua, sem descanso nem fins de semana, das 9 às 20h, efetuam triagem dos bens doados, embalam, identificam e os BVV transportam armazém no RI 14, até prosseguirem em camião TIR, disponibilizado por empresa local, até à fronteira.

No CLAIM IPV foi ontem registada a primeira refugiada a chegar
Informações uteis:
Quem pretender colaborar e não tiver transporte desde a sua casa, estabelecimento comercial ou outro, na cidade de Viseu pode recorrer solicitar transporte ao The Xico’s Delivery Viseu, através do email viseu@thexicos.com, indicando a morada completa e o horário ou através do número 928100528. Do mesmo modo, para volumes de maior dimensão, encontra-se disponível a Half.Arroba, bastando coordenar esse pedido através do número 968 130 590.

A Loja Solidária do IPV continuará aberta das 09h00 às 12h e das 14h às 17.30h durante os dias de semana e, excecionalmente, no mesmo horário durante o próximo fim de semana.

Quem pretenda disponibilizar alojamento para famílias refugiadas deve manifestar essa disponibilidade na Junta de Freguesia da sua área de residência ou junto dos Serviços Sociais da CMV.

O registo dos refugiados é iniciado no CLAIM do IPV que funcionará diariamente das 14h às 20h00, mediante marcação prévia, seguindo-se o SEF que já abriu uma linha exclusiva de atendimento que funcionará das 09h às 17h.
A Loja Solidária do IPV criou em paralelo um serviço de apoio em bens aos novos refugiados que cheguem a Viseu e que também decorre neste novo espaço disponibilizado para sediar a Loja neste período de conflito (CAFAC dentro do Campus, na fachada virada à ESTGV e Quartel).
Informa-se e agradece-se que não existem de momento carências em roupa, cobertores ou mantas! Podem continuar a contribuir com medicamentos e artigos médicos de primeiros socorros, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

Participação no ESEV Marca-te

Painel Covid-19 e respostas sociais.

Organização: Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu.

Objetivo: veicular informação sobre as respostas e iniciativas do IPV aos estudantes afetados pela pandemia.

Data: 28 dezembro 2021

Campanha “Recolha de Donativos” do PV+Solidário

Promotores: Serviços de Ação Social do Politécnico de Viseu e os Claim Viseu e Lamego.

Objetivo: responder a necessidades imediatas de estudantes confinados ou carenciados, nacionais e estrangeiros, relativas a bens de essenciais como alimentos, vestuário, artigos de higiene pessoal, material escolar, têxtil lar, entre outros. Os bens doados foram disponibilizados, gratuitamente, na Loja Solidária, que funciona no Piso 0 do edifício dos Serviços Centrais e, ainda, remetidos a instituições locais de solidariedade social. 19 abril a 31 maio; 17 novembro a 17 dezembro 2021.

Ceia de Natal antecipada

Objetivo: entrega de refeição quente a estudantes Internacionais, ERASMUS e de Mobilidade Internacional. Foyer da aula magna, Serviços Centrais do IPV.

Beneficiários: 102. 16 dezembro 21.

Loja Solidária

Promotor SAS|IPV.

Parceiros: Associações de Estudantes do IPV; Unidades Orgânicas do IPV; Provedor do Estudante. Objetivo: dar resposta a situações de intervenção e emergência na área social e para suprir necessidades imediatas de estudantes carenciados do IPV. A Loja disponibiliza as doações angariadas, como vestuário, têxteis-lar, artigos de higiene, entre outros e conta também com um portal online, quer para doações, quer para pedidos de ajuda. Criada em dezembro de 2020. Entrega de 80 cabazes de alimentos a estudantes do IPV em situação de carência ou vulnerabilidade, tendo sido realizados mais de 100 atendimentos em 2021.

PROJETOS

2021
  • Há fome por detrás da máscara. Seja solidário | ver mais |
  • Campanha “Recolha de Donativos” do PV+Solidário” | ver mais |
  • Natal para Todos – Dia Internacional do voluntariado com angariação de bens para estudantes e suas famílias em colaboração com a Cáritas | ver mais |
2020
  • Estudo Inclusão no IPV: o desafio de construir comunidade
  • Implementação de um Projeto piloto de mentorado
  • Estudo “Práticas inclusivas no IPV: Perceções sobre a implementação de um programa de mentoria”
  • Participação no Dia Municipal para a Igualdade Cidadania e Interculturalidade
  • Projeto em ação e o outro estudo
2019
  • Ciclo de Seminários Temáticos “Violência e Género, Não Discriminação, Tolerância Cultural e Interculturalidade”
  • Participação no Dia Municipal para a Igualdade Cidadania e Interculturalidade

INTEGRAÇÃO EM REDES E PARCERIAS

Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI)
Rede criada por 23 IES, entre as quais a ESSV|IPV. Objetivo: congregar esforços e interesses para aprofundamento o conhecimento das práticas de mediação intercultural, potenciando sinergias nas áreas da formação, investigação e consultoria dos projetos implementados no terreno pelos parceiros do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), contribuindo para a coesão social, melhoria da qualidade de vida e a convivência cidadã intercultural, em municípios com diversidade cultural significativa, mediante uma gestão positiva e preventiva dessa mesma diversidade, através de uma intervenção mediadora e da participação dos protagonistas locais. Desde 21 maio 2015.

www.acm.gov.pt/pt/-/resmi-rede-de-ensino-superior-para-a-mediacao-intercultural

Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES)

Criada por 15 Instituições de Ensino Superior (IES), entre as quais o IPV. Representantes do IPV Isabel Martins; Emília Coutinho; Paula Santos. Objetivo: promover a coordenação, capacitação e articulação entre as IES para a partilha de boas práticas no âmbito da promoção do voluntariado, nas vertentes da investigação e valorização do voluntariado, intervenção e disseminação a nível nacional e internacional, numa abordagem multidisciplinar, contribuindo para a afirmação de Portugal como uma referência neste âmbito. A razão de ser da R-VES passa pela capacidade de, em Rede, potenciar e promover ações, estimulando a incorporação de práticas de voluntariado na missão e atividade das IES aderentes (www.ualg.pt/15-instituicoes-criam-rede-de-voluntariado-no-ensino-superior-0).

Deste 18 Out 2019.

Pin It on Pinterest